Transplante Capilar
Como é feito o transplante capilar?
Aqui você encontra todas as informações.
Como Funciona o Transplante Capilar
O transplante capilar hoje é sinônimo de transplante fio a fio, ou transplante FUE. Essa técnica já é desenvolvida pelo Dr. Alberto Ozaki há 5 anos, sendo mais de 2000 transplantes realizados inteiramente pelo Dr. Alberto Ozaki.
O que quer dizer FUE? A sigla FUE (Follicular Unit Extraction) surgiu para substituir a técnica de cortes. Quer dizer que a FUE é:
- Sem cortes;
- Fio a fio;
- Sem cicatriz.
Anestesia
A anestesia utilizada é local. Grande parte das clínicas no exterior utilizam essa anestesia pelos seguintes motivos:
- Em comparação à anestesia com sedação, a anestesia local é mais segura, pois o paciente não tem alterações dos níveis de pressão, frequencia cardíaca e oxigenação;
- Um paciente precisa ficar em observação no hospital quando recebe sedação, após o procedimento acabar.
Em mais de 2000 pacientes operados, o Dr. Alberto Ozaki utilizou somente anestesia local com zero índice de complicações até hoje.
Extração de folículos
A primeira fase do transplante é a extração. Os folículos são extraídos um a um através de um instrumento chamado PUNCH acoplado a um motor de baixa rotação. Esse Punch vai cortar a pele ao redor do folículo para extraí-lo. Esse folículo pode ser retirado da região occipital (nuca) ou da região temporal (acima das orelhas). Em média, são extraídos de 3500 a 4000 folículos por sessão, equivalente a 8000 fios. Se estes folículos forem retirados da barba, esse número varia de 4500 a 5000 folículos por sessão, ou seja, 9000 a 10000 fios aproximadamente em um único dia.
Conservação dos folículos
Após a extração, os folículos são condicionados em uma solução especial criada pelo Dr. Alberto Ozaki, a uma temperatura que foi padronizada para que os folículos não morram. Nessa solução, são considerados parâmetros como:
- pH;
- temperatura;
- concentração de eletrólitos, glicose, sais.
Estes parâmetros vão determinar a sobrevivência dos folículos até a implantação. Se o folículo morrer nessa fase, ele pode ser implantado morto, eliminando a intenção de se fazer nascer um novo fio.
Implantação
A implantação dos folículos vai determinar a densidade e a direção dos fios:
- Para corrigir entradas, estima-se uma densidade mínima de 35 a 40 folículos por cm2 ou de 70 a 90 fios/cm2;
- Se a extração não for adequada, serão implantados folículos mortos;
- Se a implantação for inadequada, os folículos vão morrer durante a implantação;
- Se não houver os seguintes números, não é possível resolver a calvície:
- 2000 folículos para correção de entradas;
- 3000 folículos se a calvície ultrapassa a metade do escalpo;
- 5000 folículos se a calvície chegou até a coroa.
Portanto, a Implantação depende 100% da Extração. E a implantação deve ser realizada adequadamente, caso contrário os folículos vão morrer durante a implantação.
Por que alguns transplantes dão errado e outros dão certo?
Para que um transplante ocorra bem, TODOS, absolutamente TODOS esses fatores listados abaixo devem estar presentes. Por esse motivo que poucas clínicas têm resultados excelentes, e muitas clínicas têm resultados ruins. A maioria não consegue fazer TUDO o que É NECESSÁRIO para ter um resultado excelente. Confira os fatores que determinam o sucesso do transplante capilar:
- Preparo do paciente para a cirurgia;
- Desenho da hair line;
- Anestesia adequada;
- Escolha do anestésico;
- Técnica de anestesia;
- Uso de punch adequado, considerando o diâmetro e comprimento;
- Força aplicada ao punch durante a extração, que pode lesionar o folículo;
- Solução condicionada adequada, com a diluição de eletrólitos exata;
- Temperatura de condicionamento adequada durante todo o procedimento;
- Tempo entre extração e implantação reduzido, para que o folículo não morra fora do organismo;
- Tamanho das incisões adequado para não comprometer a irrigação sanguínea;
- Direção das incisões para manter um aspecto natural e o paciente poder pentear seu cabelo futuramente sem dificuldade;
- Distancia entre as incisões para manter a densidade alta;
- Técnica de implantação adequada, para não matar o folículo durante a implantação. Se a técnica for muito demorada, o folículo vai morrer. Se for inadequada, o folículo vai morrer também.
Recuperação após o transplante
Existem muitos mitos sobre a recuperação no transplante capilar. Diariamente recebemos mensagens no Instagram de pacientes com receitas e orientações que não fazem sentido. O que você precisa saber sobre a recuperação, se fizer seu transplante aqui na Easy Capilar e quanto tempo demora para o cabelo crescer:
- Em 3 dias você poderá trabalhar usando um boné ou uma touca;
- Em 7 dias poderá ir para a academia;
- Em 30 dias seu cabelo implantado cairá, mas voltará a nascer com 60 dias;
- Em 4 meses seu cabelo implantado já cobrirá sua cabeça, mas você vai notar que está falhado;
- Em 6 meses, o seu cabelo cobrirá quase totalmente sua cabeça. Se o cabelo for fino, você notará falhas, se for grosso, não notará falhas;
- Em 12 meses terá seu resultado completo.
Lavagem
As lavagens podem ser realizadas logo nos primeiros dias, utilizando um shampoo neutro. Recomendamos que se você fez um transplante recentemente, não esfregue seu cabelo com força na primeira semana.
Crostas
Algumas clínicas apresentam cirurgias que têm resultados com muitas crostas, e fica praticamente impossível remove-las. Como evitar isso:
- As crostas são o resultado da oleosidade, sujeira e acúmulo de sangue nos folículos;
- Crostas duras e grossas são resultados de um procedimento mal-feito;
- A melhor maneira de evitar crostas é prevenir isso;
- Crostas mal-cuidadas podem impedir o crescimento dos fios por vários motivos:
- Pela proliferação de bactérias;
- Pela alteração do substrato da pele, como pH, umidade e substâncias toxicas provindas das bactérias;
- Pelo acúmulo de coágulos;
- Evite crostas ao máximo!
Considerações finais
Para que o Dr. Alberto Ozaki conseguisse excelentes resultados aqui na Easy Capilar, ele teve de estudar muito, ir para o exterior e principalmente praticar muito, fazer muitas cirurgias todos os dias aplicando conceitos novos e atuais por 5 anos, em mais de 2000 pacientes. Nenhuma clínica no mundo pode oferecer o que a Easy Capilar oferece atualmente, porque basicamente uma pessoa teria que visitar e conhecer todos os lugares e clínicas que ele já visitou, fazer todos os cursos que ele participou, e depois de tudo isso, escolher somente as melhores técnicas, as melhores informações para dar isso a todos os seus mais de 2000 pacientes. Então é impossível que alguém faça o que ele faz no mundo. Escolha seu transplante com o profissional que tem uma história, que busca o melhor.